AfterMarketing: demos apenas o primeiro passo

Mais conhecido como pós venda, o aftermarketing é o marketing após a compra. Isso mesmo, não é porque a pessoa te contratou como personal trainer que o seu trabalho de marketing e vendas tenha terminado. Muito pelo contrário, seu trabalho (re)começou.

Lembre-se de que seus clientes podem comprar não apenas uma vez de você, mas sim, podem repetir essa compra, podem comprar planos mais longos, podem indicá-lo a outras pessoas.

Colocar o pós venda em prática, passa por constantemente medir-se a satisfação dos seus clientes. Muitas vezes, pensamos que sabemos as opiniões dos clientes, pois vemos suas reações, ou porque temos um bom relacionamento, somos amigos. Mas se formos perguntar, com certeza vamos descobrir que existem diversos pontos em que podemos melhorar e outros que somos muito bons e talvez não soubéssemos que éramos tanto.

E a pergunta para medir a satisfação tem que ser investigativa, não adianta apenas perguntar: “Você está satisfeito?”, pois provavelmente a resposta será: “Sim”. Experimente começar da seguinte forma, após esse “sim” da pessoa, pergunte: “Quais fatores te levam a ficar satisfeito?” e “O que mais você acha que eu posso melhorar?”. Isso te dará muita informação para trabalhar, principalmente tornando seu relacionamento cada vez mais individual, mais personalizado, como deveria ser o atendimento de todo personal trainer.

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