Agachamentos não vão machucar os joelhos – se feitos corretamente

A maioria dos movimentos nos esportes começa na posição atlética – joelhos dobrados, glúteos baixos, a patela à frente da linha do pé, coluna curvada levemente, peito à frente da linha dos joelhos, e cabeça em posição neutra.

Agachamentos promovem força nessa posição.

Correr mais rápido ou pular mais alto depende da potência dos glúteos. Nenhum outro exercício desenvolve os glúteos tão bem quanto agachamentos.

Rafael Escamilla e outros pesquisadores da Universidade do Estado da Califórnia, Sacramento concluíram que agachamento com os pés paralelos é mais seguro para a saúde dos joelhos. Agachamentos causam um estresse mínimo nos ligamentos cruzados posterior e anterior. A compressão da patela e dos grandes ossos da perna e a carga nos quadríceps, glúteos e panturrilhas aumentam quanto mais profundo é o agachamento.

Esse tipo de exercício promove estabilidade no joelho quando feito corretamente.

Traduzido de “Medicine Science Sports Exercise, 33:984-998,2001”

1 comentário

Escreva um comentário
  1. JOTAKA
    setembro 10, 14:17 JOTAKA

    Isso mesmo Almeris,

    Um agachamento bem feito até 90 graus, ativa muito mais os Glúteos que aqueles exercícios de 04 apoios.

    Antigamente tinha um corrente que falava da pré-exaustão p não se pagar tanto peso no agachamento. Ou seja, realizar a mesa extensora antes, mas hoje em dia já é sabido que a extensora gera um estresse bem maior no Joelho do que no agachamento.

    Show de bola e tem ótimas dicas no seu site.

    JK

    Responder esse comentário

Escreva um comentário

ver todos os comentários

Seu email não pode ser publicado. *