Branding – 1ª Parte – Você é a sua marca

Branding é um termo muito utilizado em marketing e refere-se à gestão da marca, é o trabalho de tornar a marca conhecida, respeitada e admirada pelo público alvo.

O branding e o marketing, segundo Francisco Madia (um dos nomes mais admirados e respeitados do marketing) se relacionam como se fossem as duas faces de uma mesma moeda.

Isso porque uma marca só se torna conhecida, respeitada e admirada (branding), se houver conhecimento do público alvo, adequação do produto a esse público, se o preço for compatível com o valor percebido e for competitivo com o mercado, se os recursos forem alocados da melhor maneira possível, se o produto estiver distribuídos adequadamente nos pontos de venda, etc (marketing). Ou seja, se o marketing for muito bem praticado, você estará fazendo branding.

No seu caso, personal trainer, a sua marca é você.

Esse texto tem 2 objetivos: o primeiro foi apresentá-lo ao branding e mostrar qual à sua relação com a marca e com o marketing e qual a relação que isso tem com você. O segundo objetivo é falar sobre a importância do branding, da sua marca para o seu negócio.

Pesquisas mostram que grandes marcas possuem um alto índice de lealdade dos clientes. Essa lealdade, por sua vez está diretamente relacionada com a performance da empresa, ou seja, com o lucro e o crescimento.

Ou seja, trabalhando a sua marca, você está fazendo branding, fazendo branding você está deixando seus clientes mais leais, agregando valor ao seu serviço, deixando seus clientes mais leais você está praticando marketing. E tudo isso se reflete em mais retenção, mais vendas, mais clientes tendo resultados, mais dinheiro!

Nos próximos capítulos sobre branding você verá como realizar essa gestão de sua marca.

Escreva um comentário

ver todos os comentários

Seu email não pode ser publicado. *