Branding – 1ª Parte – Você é a sua marca
SOS Gestão de Academia 1 ano atrás 0 FINANCEIRO , GESTÃO , MARKETING , RETENÇÃO , VENDASBranding é um termo muito utilizado em marketing e refere-se à gestão da marca, é o trabalho de tornar a marca conhecida, respeitada e admirada pelo público alvo.
O branding e o marketing, segundo Francisco Madia (um dos nomes mais admirados e respeitados do marketing) se relacionam como se fossem as duas faces de uma mesma moeda.
Isso porque uma marca só se torna conhecida, respeitada e admirada (branding), se houver conhecimento do público alvo, adequação do produto a esse público, se o preço for compatível com o valor percebido e for competitivo com o mercado, se os recursos forem alocados da melhor maneira possível, se o produto estiver distribuídos adequadamente nos pontos de venda, etc (marketing). Ou seja, se o marketing for muito bem praticado, você estará fazendo branding.
No seu caso, personal trainer, a sua marca é você.
Esse texto tem 2 objetivos: o primeiro foi apresentá-lo ao branding e mostrar qual à sua relação com a marca e com o marketing e qual a relação que isso tem com você. O segundo objetivo é falar sobre a importância do branding, da sua marca para o seu negócio.
Pesquisas mostram que grandes marcas possuem um alto índice de lealdade dos clientes. Essa lealdade, por sua vez está diretamente relacionada com a performance da empresa, ou seja, com o lucro e o crescimento.
Ou seja, trabalhando a sua marca, você está fazendo branding, fazendo branding você está deixando seus clientes mais leais, agregando valor ao seu serviço, deixando seus clientes mais leais você está praticando marketing. E tudo isso se reflete em mais retenção, mais vendas, mais clientes tendo resultados, mais dinheiro!
Nos próximos capítulos sobre branding você verá como realizar essa gestão de sua marca.