Números do Mercado de Fitness e as Academias de Nicho

O Brasil é o segundo lugar em número de academias, quarto em número de clientes e décimo em termos de faturamento.
O faturamento médio anual é de 60.000 dólares, segundo relatório da IHRSA. Ou seja, 5.000 dólares por mês ou um pouco mais de 18.000 reais por mês.

O que isso representa?
Dentre várias coisas que esse faturamento médio mensal representa no mercado de fitness, uma das coisas que mais chama a atenção é a pulverização no mercado de fitness. Ou seja, o mercado de fitness está repleto de muitas pequenas academias.
Vamos parar e pensar. De um lado, temos grandes redes de academias low cost, de outro lado, temos um monte de academias pequenas atendendo o público de sua região.
Se formos olhar para as opções que o consumidor de fitness têm para escolher, de um lado, ele tem excelentes estruturas, equipamentos modernos e grandes espaços a um preço baixo. De outro lado, ele tem um monte de academias pequenas e também a um preço baixo.

Qual a consequência?
Parece que, se você quiser vencer a estrutura da low cost, se você tem uma academia como a maioria, você não terá tamanho suficiente, não conseguirá conciliar arquitetura moderna, equipamentos novos, tecnologia e redução de custos pela escala de maneira melhor do que as grandes redes.
Parece também que, se você quiser vencer pelo preço baixo, ou as próprias low costs terão um preço menor, ou outras academias ou por desespero ou por serem muito pequenas e básicas terão um preço menor que o seu.

Qual é o caminho, então?
O caminho é ser uma Academia do Futuro, ou seja, uma Academia Premium, uma academia que atende a um nicho de mercado.
As academias low cost estão atendendo um público, em geral, que é jovem, que faz musculação e algumas aulas coletivas e já sabem treinar. As academias ruins estão atendendo um público semelhante, mas que não querem ou não conseguem se matricular em uma academia low cost.
Recomendamos você olhar para quem não está sendo atendido ainda. Você já viu alguma academia low cost para crianças? Ou para terceira idade? Ou para pessoas que estão muito acima do peso?
Seja especialista, atenda um nicho de mercado de maneira encantadora e gerando uma grande experiência e com certeza você se destacará nesse mercado e ganhará uma receita anual muito maior também!

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