Onde estou? Para onde vou? O dilema do dono de academia.

Quando falamos que o mercado de academias está se dividindo em 3 partes, muitos donos de academia ficam desesperados. E a primeira pergunta é: em qual destas partes eu estou?
E, não se iluda, essa é uma pergunta MUITO importante de ser respondida. Ela não precisa ser respondida com a exatidão de um termômetro, mas você precisa saber se sua empresa está mais perto de ser fria ou mais perto de ser quente.
Quais são as 3 partes?
De um lado, temos as academias low costs, com excelente arquitetura, grandes espaços, contam com grande apoio da tecnologia no atendimento dos alunos, com foco na musculação, com foco em um público jovem, academias cheias, com baixo custo e baixo preço. São academias preocupadas em vender.
De outro lado, temos as academias premium, com excelente arquitetura, pequenos espaços, com foco em um nicho de mercado, trabalham com atendimento individualizado, tem grande diferencial no relacionamento dos profissionais com os alunos e preço mais elevado. São estas as Academias do Futuro, academias que estão preocupadas em entregar resultados efetivos e duradouros.
E as academias que não se enquadram nem em um cenário e nem em outro, são as academias middle marketing.
Assim, você já pode responder melhor à primeira pergunta: ONDE ESTOU?
E, sabendo onde está, é importante que você responda primeiro para você mesmo: PARA ONDE VOU?
Para que lado o seu termômetro vai virar? Você vai para o lado das academias mais “frias” (low costs) ou para o lado das academias mais “quentes” (Academias do Futuro)?
Essa é uma resposta que deve ser um compromisso primeiro com você mesmo.
Quando você não tem como missão de vida entregar resultados efetivos e duradouros para seus alunos, é fácil você se iludir ou se desesperar nas ações de desconto, baixar o preço, reduzir os custos e buscar as soluções mais rápidas e voláteis.
Qual é o seu compromisso? Para ONDE VOCÊ VAI?

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