Software para academias – 3 estratégias para usar bem

Cada vez mais, vemos gestores de academias que mudam de software de gestão de academias em busca de uma opção que traga mais recursos: mais relatórios, controle financeiro, números de vendas, retenção, cancelamentos, frequência, etc.

Isso é excelente e é mais uma evolução do mercado no sentido de profissionalização.

Mas o que temos observado também é que a maioria dos gestores, por mais que evoluam para um software melhor não tem conseguido usar muito do que o software oferece. Acontece isso com você?

Seguem 3 estratégias para que você use bem o software que você tem:

– use o software para medir os resultados das ações que você faz.
Cada ação que você realizar vai impactar em algum indicador de performance. Use o software para fazer um “fechamento” da ação e avaliar os resultados que ela deu. Por exemplo, se você fez uma ação para conscientização dos alunos e para criar compromisso para que eles venham mais para a academia e você se diferencie das academias low cost por efetivamente fazer com que os alunos tenham mais resultados, você deve acompanhar os resultados de frequência ANTES da ação, DURANTE a ação e DEPOIS da ação. Você pode não saber qual é o ideal de frequência, mas você vai avaliar se esse indicador está melhorando.

– use o software para identificar quais os focos em que você tem que atuar.
Você já deve ter chegado a uma conclusão que todos os gestores chegam rapidamente na gestão da academia: não é possível fazer tudo ao mesmo tempo. Foco em tudo não é foco! Os seus números vão mostrar o que é mais importante fazer naquele momento. Terão momentos em que você vai precisar iniciar mais ações para aumentar as visitas. Terão momentos em que você tem que começar um trabalho de prevenção, sabendo que daqui a 3 meses terão vários clientes a vencer e por aí vai.

– use o software para avaliar o desempenho de cada colaborador da equipe.
Sejam recepcionistas, consultores de vendas, professores, estagiários ou líderes, a performance deles estará de alguma maneira no software. Importante seguir o princípio da evolução, ou seja, não importa como a equipe está atualmente, você saberá que está no caminho certo se a performance de cada um está evoluindo constantemente. Os indicadores te mostrarão isso.

Escreva um comentário

ver todos os comentários

Seu email não pode ser publicado. *