Vender mensalidades ou vender resultados?

A cada dia que passa, os donos de academias convencionais, aquelas que sofrem no dia a dia para pagar suas contas e que não tem nem um investidor com patronos, precisam mudar definitivamente sua maneira de atuar.

A concorrência com as grandes cadeias que se formaram com o claro propósito de obter retorno financeiro com a atividade física está cada dia mais difícil. O jogo é “bruto”. Esses empresários sempre têm mais recursos para comprar máquinas, com melhores preços e uma negociação de equipamentos, têm vantagens em contratação de projetos arquitetônicos, nas escolhas de pontos de venda, na compra de uniformes e sempre têm  boas verbas de comunicação.  O mercado de atividade física e saúde é crescente e atrai cada dia mais “investidores” que querem obter ganhos financeiros com o movimento da população em busca de atividade física orientada e seus resultados.

Se você tem uma academia média e ou pequena, pode ser que seja atropelado por uma dessas cadeias de academias, pode ser que seja “espancado” pelas ofertas de preços que mais parecem uma brincadeira, mas não são. A oferta é real e faz com que até mesmo os menos dispostos  a se envolver com a atividade física orientada se sintam motivados a se matricular.

O que fazer? Tudo; menos ficar reclamando. Lembre-se que você está em outro mercado. Você não está no mercado de venda de mensalidades! Lembre-se que você está no mercado de entrega de resultados. Um mercado muito mais difícil, complicado e muito menos disputado. Para melhorar as vendas basta criar uma oferta, oferecer um brinde, fazer uma campanha na web ou então baixar os preços.  

Mas se quiser ficar livre da concorrência que massacra, pense em investir no mercado de entregar resultados por meio da atividade física orientada. Pouca gente quer se meter com isso, especialmente as grandes cadeias. Poucos empresários (especialmente os grandes) querem saber de cuidar de clientes, de correr atrás de motivação, de estimular que façam re-avaliação física, de se comprometer com os resultados desejados pelos clientes.

Faça uma análise de sua empresa e veja se os seus esforços estão direcionados a tentar ser mais uma opção de academia que vende mensalidades. Se for isso, cuidado! Você pode estar indo na direção errada. Você estará escolhendo um campo para a disputa que é muito aberto. Seus flancos irão ficar desguarnecidos e sua empresa vulnerável.

Entregar dá muito trabalho, mas é a única alternativa que não depende de altos investimentos financeiros. Depende de liderança, gestão e obstinação. Isso não se compra, não se terceiriza e nem pode ser copiado apenas olhando.

Comprar um equipamento novo, incluir funcional no seu menu de atividades não é suficiente. Isso as grandes fazem com uma assinatura de um pedido. Você que é médio e pequeno deve investir no que você tem de melhor. Proximidade com o cliente, acolhimento, atenção específica, possibilidade contato imediato, entre outras.

Trabalhe duro nesta direção e certamente terá uma empresa imune às grandes redes, reconhecida e respeitada pelo mercado e que, em breve, poderá de deixar de chamar os alunos de clientes e passará a chamá-los de fregueses!

Almeris Armiliato

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